Você sabe como funciona o banco de horas, o que diz a legislação e as vantagens desse método? Esse tema no ambiente corporativo ainda gera muitas dúvidas nos profissionais e nas empresas, já que ele abrange regras, métodos de controle e normas legais.
Conhecer todos os detalhes que envolvem a adoção de banco de horas possibilita que a sua empresa implemente esse método de forma eficiente e adequada, garantindo uma melhor gestão do tempo de trabalho dos colaboradores, evitando horas extras desnecessárias e equilibrando as horas adicionais.
Leia o nosso artigo e compreenda os aspectos que devem ser observados no processo de implementação do banco de horas na sua empresa. Vem com a gente!
Como funciona o banco de horas?
O banco de horas é um instrumento que permite o registro e a compensação das horas adicionais trabalhadas pelos funcionários.
Essa metodologia funciona conforme os colaboradores realizam horas extras, onde elas são adicionadas ao banco, criando um saldo positivo. Quando essas horas são utilizadas, elas são subtraídas desse saldo.
Nesse sentido, o banco de horas também funciona de maneira inversa: se um funcionário sai antes do horário estabelecido e não possui horas acumuladas, ele acumula um saldo negativo, que deverá ser compensado futuramente com horas extras de trabalho.
Por isso, a implementação correta do banco de horas exige atenção às regras estabelecidas pela legislação trabalhista. Confira quais são elas a seguir!
Banco de horas: o que diz a legislação?
A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) traz as normas para a utilização do banco de horas nas empresas no artigo 59, parágrafo 2º, onde é previsto que a companhia pode optar pela compensação de jornada, evitando o pagamento de horas extras.
Dessa maneira, ele reforça também que esse método deve ser formalizado por meio de acordo ou convenção coletiva, além de determinar que a jornada diária não ultrapasse o limite de 10 horas.
Somado a isso, com a reforma trabalhista, novas regras foram adicionadas ao banco de horas no artigo 59 da CLT, ampliando as opções para acordos e prazos de compensação.
Uma das principais modificações trazidas pelo novo texto é que o banco de horas pode ser estabelecido por meio de um acordo individual escrito entre o empregador e o funcionário, possibilitando maior flexibilidade.
Contudo, a reforma prevê que as horas acumuladas devem ser compensadas em até 6 meses. Além disso, outra mudança é a possibilidade de fazer um acordo individual, tácito ou escrito, para que as horas sejam compensadas dentro do mesmo mês.
Quais os benefícios de implementar banco de horas na sua empresa?
Listamos as principais vantagens de adotar o sistema de banco de horas, que são as seguintes:
- Gestão do tempo otimizada: simplifica o planejamento de folgas e férias, tornando a rotina de trabalho mais eficiente.
- Flexibilidade de horários: possibilita o ajuste da jornada de trabalho conforme a demanda.
- Diminuição de custos com horas extras: adotar o banco de horas evita o pagamento de adicionais por horas extras, já que o tempo extra é compensado com folgas.
- Melhora na satisfação dos colaboradores: ao possibilitar ajustes de horários, é possível melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional dos funcionários, permitindo ajustes nas jornadas para lidar com situações imprevistas, como a necessidade de licenças ou faltas.
Como implementar um banco de horas na empresa?
Para adotar um banco de horas, a sua empresa precisa considerar alguns aspectos importantes. Confira quais são eles:
- Estabeleça um acordo individual por escrito ou um acordo coletivo, caso o banco de horas não esteja previsto na convenção coletiva de trabalho.
- A sua empresa deve cumprir todas as normas da CLT relacionadas à jornada dos colaboradores e as regras da legislação referentes ao banco de horas.
- Elabore uma política interna clara sobre como o banco de horas funcionará na empresa, que deve incluir regras, como a forma como atrasos serão contabilizados, determine o limite de horas a serem acumuladas e como serão gerenciadas as folgas e dispensas.
Considerar todos esses fatores na política interna da sua empresa permite que você tenha problemas e desentendimentos, garantindo o bom funcionamento do banco de horas.
Como controlar o banco de horas de forma eficiente?
Um sistema de ponto é a ferramenta ideal para a implementação eficaz do banco de horas nas empresas, já que essa tecnologia garante segurança e transparência na gestão do banco de horas.
Isso acontece porque essa solução automatiza o registro de entradas, saídas, atrasos e horas extras dos colaboradores, permitindo o acompanhamento das jornadas de forma precisa e transparente, facilitando o cálculo das horas acumuladas e das folgas a serem concedidas.
Além disso, ao ter um controle automatizado, é possível reduzir os erros e inconsistências, garantindo que as regras acordadas na política interna sejam seguidas corretamente.
Um sistema de ponto pode gerar relatórios detalhados e atualizados sobre a jornada de trabalho de cada funcionário, permitindo que gestores e funcionários acompanhem o saldo de horas em tempo real.
Conclusão
Quer implementar o banco de horas na sua empresa com eficiência e inovação? Então, conheça o Ponto Web, a melhor opção do mercado para a gestão de ponto e banco de horas.
Nosso sistema oferece um painel de controle avançado, que inclui funcionalidades como dashboard gerencial, decomposição detalhada de cálculos, aplicativos para marcação de ponto e reconhecimento facial offline, assinatura eletrônica de cartões de ponto, além de indicadores para colaboradores e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT).
Com o Ponto Web, você pode realizar registros, justificar ausências, fazer ajustes, enviar atestados e assinar cartões de ponto diretamente do seu smartphone, utilizando o aplicativo central do funcionário, disponível para Android e iOS.
Além disso, a integração com a maioria dos relógios de ponto e sistemas de folha de pagamento é simplificada, tornando o processo rápido e eficiente.
O Ponto Web permite o gerenciamento remoto, possibilitando que você administre registros de ponto, aprove solicitações e execute outras tarefas administrativas de qualquer lugar, sem a necessidade de estar presente na empresa.
A vantagem é que a implantação é imediata e consultiva, permitindo que a implementação seja feita de forma facilitada.
Nossos profissionais oferecem treinamento online e ao vivo de todas as práticas, como cálculos, cartões, exportação para a folha/contabilidade, além de um suporte que atende por múltiplos canais, como chat, WhatsApp, e-mail, telefone, acesso remoto, etc.
Além disso, o melhor é que você pode escolher o plano ideal para sua empresa: versão basic, pro e ultimate.
Leia também:
Confira guia completo sobre REP-P – Registrador Eletrônico de Ponto por Programa
Ponto Digital: confira as principais leis no Brasil e em outros países
Confira as principais tendências do Ponto Digital para a sua empresa ou fazenda