Search

Saiba como fazer análise de custos no agronegócio

Você sabe como funciona ou como fazer análise de custos da sua fazenda? Esse processo é extremamente importante para garantir que o dinheiro seja investido nos lugares certos, além de saber exatamente para onde vão os investimentos.

O objetivo é melhorar a distribuição de dinheiro, garantindo, assim, saúde financeira e um lucro satisfatório para o seu negócio 

Vem com a gente e aprenda a analisar os custos da sua propriedade rural, garantindo uma safra lucrativa. Confira!

 

O que é gestão de custos?

A gestão de custos no agronegócio, como o nome já sugere, é um processo que envolve a análise de custos necessários para manter a atividade agrícola, além de fazer um controle efetivo de gastos durante todo o processo produtivo da sua fazenda. 

A falta de uma gestão de custo efetiva pode dificultar a visualização exata se a sua fazenda ou mesmo uma determinada safra está dando lucro ou prejuízo, tendo como base os custos produtivos.

Esse processo auxilia o produtor rural a fazer ajustes na produção, a fim de otimizar os investimentos, controlando, assim, os custos e evitando prejuízos. Dessa forma, é possível garantir sustentabilidade financeira para a sua propriedade rural. 

 

Qual a importância da gestão de custos da fazenda?

A gestão dos custos é um processo que também deve ser priorizado em uma fazenda. Lembre-se que não é somente o plantio que dará retorno para o seu negócio, mas sim, como o dinheiro da sua fazenda é administrado. 

O agronegócio é um setor muito volátil, ou seja, é preciso estar sempre de olho nos custos da sua fazenda, principalmente, se você comercializa commodities.

Isso porque, esses produtos sofrem uma grande variação pelo mercado, determinado pela oferta e procura internacional. Ou seja, dificilmente você conseguirá ter uma alteração de valores por conta própria, pois é preciso seguir as tendências do mercado.

Diante disso, a gestão de custos é um processo importantíssimo no sentido de diminuir os custos e, assim, aumentar o lucro da sua fazenda. 

 

Como classificar custos?

Os custos de um negócio podem ser classificados como fixos e variáveis. Além disso, vale lembrar que o custo total de produção agrícola é composto pela soma de todos os recursos usados na sua fazenda.

Para ficar mais claro, custos fixos não sofrem variação de acordo com o volume produzido. Nesse caso, esses custos são, por exemplo, pagamento de fornecedores, funcionários, equipamentos, máquinas, aluguel, etc.

Já os custos variáveis, como o próprio nome sugere, são aqueles que variam de acordo com a quantidade produzida, relacionados com o processo produtivo. Entre eles podem citar gastos com sementes, fertilizantes, defensivos, etc.

 

Como começar a criar uma rotina de análise de custos?

Criar uma rotina de análise de custos é importantíssimo para uma boa gestão rural. Sendo assim, esse processo precisa ser feito de forma adequada para que, de fato, ele surta efeito nas finanças da sua fazenda. 

O primeiro passo é fazer o registro de todos os custos que você tenha com a sua fazenda, tanto no que se refere à produção agrícola quanto a área administrativa e de marketing, por exemplo. 

Fazer um controle de estoque efetivo é essencial para analisar corretamente os custos da sua fazenda. Por isso, o ideal é listar todos os itens que você possui armazenados e a quantidade usada em cada período. 

Outro cuidado é fazer um controle de todos os insumos usados na sua produção agrícola para que você possa saber qual a quantidade certa que precisará para cada safra ou período. 

É importante fazer também o registro e o acompanhamento do custo dos serviços de terceiros, manutenção de máquinas agrícolas, etc.

Uma boa dica é contar com um sistema de gestão que reúna todas essas informações em um único ambiente e que faça um cruzamento de dados, a fim de apresentar um relatório.

Saiba que, hoje em dia, há softwares como o Econt Sistemas, que contribui para uma rotina de controle de custos mais efetiva, permitindo, assim, uma melhor gestão financeira e operacional da sua fazenda.

Conclusão

Agora que você já sabe como fazer uma boa análise de custos para rentabilizar o seu negócio rural, chegou a hora de colocar as nossas dicas em prática.

Lembre-se que se você quer ter um processo ainda mais otimizado, a melhor alternativa é contar com a ajuda da tecnologia. Quer investir no melhor sistema para a gestão de custos da sua fazenda?

Então, conheça a Econt Sistemas, um sistema que oferece soluções eficazes e essenciais para o Agronegócio, que faz esse cálculo de forma automatizada.

O nosso sistema possibilita uma gestão eficiente, precisa, produtiva e automatizada que une a gestão financeira e o gerenciamento da sua lavoura, integrando rotinas financeiras à gestão agrícola. 

Com o nosso software, sua fazenda conseguirá apurar todos os resultados usando os regimes de caixa e competência ora aprendidos simultaneamente.

Sem contar que é possível ainda emitir documentos eletrônicos, fazer gestão de contrato de grãos, pedidos de compras, controle de rentabilidade, gerenciamento do fluxo de caixa, colheita e produtividade, romaneio, planejamento de safra e muito mais.

Acesse o nosso site e entenda melhor como o nosso sistema pode te ajudar a fazer a gestão financeira e contábil da sua Fazenda

Compartilhe esse artigo:

Comente o que achou:

Econt Agro

a melhor solução em software de gestão para sua Fazenda!
Categorias

Últimas notícias