Search

Planejamento tributário no agronegócio: melhores práticas

Sabemos que as taxas e impostos praticados pelo sistema tributário brasileiro são bem pesados, não é mesmo? Por isso, fazer um planejamento tributário no agronegócio é essencial para controlar os pagamentos e, assim, evitar multas e juros. 

Pensando em te ajudar a colocar todas as taxas e tributos em ordem, elaboramos esse artigo com as melhores práticas para elaborar o planejamento tributário da sua fazenda. Confira!

 

O que é planejamento tributário?

O planejamento tributário é um instrumento que ajuda o produtor rural a controlar os pagamentos de tributos, possibilitando, dessa forma, a redução e otimização da carga tributária da sua fazenda.

Isso porque, essa medida evita que sua propriedade rural pague por impostos e taxas indevidas ou adicionais, principalmente, por conta de atrasos, mantendo a sua fazenda com uma vida financeira saudável, já que deixa todos os pagamentos em dia. 

 

Qual a importância do planejamento tributário?

O planejamento tributário é uma medida que promove ganho de tempo para a sua equipe e uma maior rentabilidade. Isso porque, ao ter um controle eficiente, é possível reduzir custos com multas ou juros por atrasos, por exemplo. 

Saiba que todos os anos a Receita Federal é obrigada a devolver valores cobrados por conta de divergências em pagamentos. Então, se não quer ter dor de cabeça e ver seu lucro ser usado em pagamento de impostos, o planejamento tributário é essencial.

 

Quais os principais tipos de planejamento tributário no agronegócio?

Para ter esse tipo de controle, é importante que saiba quais são os tipos de planejamentos tributários que você pode adotar na sua fazenda. 

 

Planejamento operacional

O planejamento tributário operacional é um procedimento que tem como finalidade a análise dos benefícios a curto prazo.

Nesse caso, é necessário fazer o planejamento e organização de todas as obrigações fiscais da sua fazenda em um período de 3 a 6 meses.

 

Planejamento estratégico

Já o planejamento tributário estratégico tem como objetivo a obtenção de benefício para a sua propriedade rural em um prazo mais longo. 

Nesse sentido, essa modalidade de planejamento necessita de uma atualização constante, tendo um prazo maior para a conseguir uma melhor adequação à legislação vigente. 

 

Melhores práticas para realizar planejamento tributário

Independente do tipo de planejamento tributário que escolher ou que já utiliza na sua fazenda, é importante seguir algumas práticas para garantir a eficiência que deseja.

Listamos abaixo as melhores dicas para fazer um planejamento tributário adequado. 

 

Contrate um contador

Por mais que você entenda de gestão ou até de contabilidade, você não é um profissional especializado. 

Por isso, contratar um contador é fundamental para, além de desenvolver um gerenciamento eficiente dos impostos, taxas e de toda a contabilidade da sua fazenda, assinar declarações importantes do governo.

Além disso, um contador te ajudará a fazer os recolhimentos dos impostos de maneira correta, evitando, assim, o pagamento de juros e multas em razão de possíveis atrasos.  

 

Invista uma boa gestão financeira

Para fazer um bom planejamento tributário, a gestão financeira da sua fazenda também precisa ser bem-feita. 

Dessa forma, é importante que você conheça a situação financeira e faça um bom controle das suas finanças, entendendo quais são os custos, gastos, fluxo de caixa, contratos e tudo que envolve a saúde financeira da sua fazenda. 

Uma boa alternativa para essa gestão é a contratação de softwares de gestão rural, que reúne as principais informações e te ajuda a ter uma visão detalhada sobre a saúde financeira da sua fazenda. 

 

Entenda o regime tributário aplicado

O Brasil conta com diferentes regimes tributários e conhecê-los é importante para entender em qual a sua propriedade se encaixa, compreendendo ainda os prós e contras de cada um. 

O sistema tributário brasileiro possui o regime tributário Simples Nacional, que é o sistema mais simplificado, onde são recolhidos impostos, como CSLL, CPP,  ICMS, IPI, Pasep, Imposto de Renda, COFINS e ISSQN.

Há também o Lucro Real, tendo tributos calculados, usando como referência o faturamento mensal de sua empresa rural.

Existe ainda o Lucro Presumido, onde os impostos são fixados com base em percentuais aplicados à receita operacional. Lembrando que as fazendas enquadradas nesse regime faturam até R$ 78 milhões;

e também o regime para Produtores Rurais Pessoas Físicas, estes podem ser tributados pelo imposto de renda como pessoa física, conforme o Decreto 9.580/2018. O resultado da exploração da atividade rural deve ser apurado pela escrituração do livro caixa com todas as receitas, despesas e investimentos.

 

Elabore um um cronograma de datas

Para realizar um planejamento tributário eficiente, é importante elaborar um cronograma com todas as datas de pagamento. Essa é uma forma de não esquecer dos dias de vencimento, evitando, assim, o pagamento de juros.

Mas saiba que há sistemas que auxiliam o produtor rural a saber quais as datas certas para pagamento e não ficará perdido para reunir informações e até os valores para a quitação. 

 

Conclusão

Agora que você já sabe o que é um planejamento tributário eficiente, chegou a hora de colocar a mão na massa e manter os pagamentos em dia. 

Se você quer uma ajudinha na gestão dos seus pagamentos e outras áreas da sua fazenda, conheça a Econt Sistemas, um sistema que oferece soluções eficazes e essenciais para o Agronegócio.

O nosso sistema possibilita uma gestão eficiente, precisa, produtiva e automatizada que une a gestão financeira e o gerenciamento da sua lavoura, integrando rotinas financeiras à gestão agrícola. 

Com o nosso software, sua fazenda conseguirá apurar todos os resultados usando os Regimes de Caixa e Competência simultaneamente.

Sem contar que é possível ainda emitir documentos eletrônicos, fazer gestão de contrato de grãos, pedidos de compras, controle de rentabilidade, gerenciamento do fluxo de caixa, colheita e produtividade, romaneio, planejamento de safra e muito mais.

Acesse o nosso site e entenda melhor como o nosso sistema pode te ajudar a fazer a gestão financeira e contábil da sua Fazenda.

Compartilhe esse artigo:

Econt Agro

a melhor solução em software de gestão para sua Fazenda!
Categorias

Últimas notícias