Search

O que é Open Finance e sua aplicação na gestão financeira das fazendas?

Nas últimas décadas, vimos uma expansão significativa nas tecnologias digitais, transformando a maneira como cidadãos comuns e também as empresas se relacionam com as finanças. 

Nesse sentido, essa revolução digital também chegou no agronegócio, impactando de forma significativa a gestão financeira das fazendas espalhadas pelo Brasil. 

Uma das evoluções mais recentes é a nova abordagem chamada de Open Finance, um sistema inovador que abre caminhos para que companhias de diversos setores e tamanhos possam gerenciar as suas finanças de maneira integrada, otimizada e eficiente.

Mas, você produtor rural, já ouviu falar sobre o Open Finance? Se a resposta for não ou se sabe pouca coisa sobre esse tema, este artigo é para você!

Aqui você entenderá qual é a aplicação do Open Finance na gestão financeira da sua fazenda, confira:

O que é Open Finance?

Open Finance é, basicamente, um modelo financeiro que possibilita a integração de serviços financeiros diversos por meio da abertura e compartilhamento de dados entre instituições financeiras. 

Diferentemente do modelo tradicional, que é usado há muito tempo, o Open Finance tem como finalidade a promoção da interoperabilidade e a colaboração entre diferentes players do mercado, fomentando a inovação e a oferta de serviços mais personalizados.

Esse sistema financeiro compartilhado foi anunciado pelo Banco Central, em 2021. Vale ressaltar que esse compartilhamento de informações ocorre apenas mediante a autorização expressa do cliente.

Por meio desse compartilhamento de dados, é possível visualizar todas as informações e movimentações bancárias centralizadas em um único local. 

Essa centralização permite a realização de transações financeiras sem a necessidade de acessar individualmente o site ou aplicativo específico de cada banco onde o cliente possui conta. 

Em outras palavras, é viável efetuar o pagamento de uma conta utilizando o saldo do Banco A, mesmo estando dentro do aplicativo do Banco B, e vice-versa.

Ao ter acesso ao histórico financeiro do cliente, as instituições financeiras ganham a capacidade de criar ofertas personalizadas que atendam às suas necessidades específicas. 

A partir dessa transparência nas relações, surgem produtos e serviços ajustados ao perfil do consumidor, muitas vezes oferecendo condições mais vantajosas em termos de custos.

Como funciona o Open Finance?

O grande foco do Open Finance está na abertura e compartilhamento seguro de dados financeiros, como mencionamos no tópico anterior.  

Toda essa sistemática torna-se viável graças ao uso de APIs (Interfaces de Programação de Aplicações), que permitem que diferentes sistemas e plataformas se conectem e troquem informações. 

Essa interconectividade facilita a criação de soluções financeiras mais integradas e acessíveis.

No contexto da gestão financeira das fazendas, o Open Finance permite a integração de dados bancários, informações de produção agrícola, históricos de transações e outros dados relevantes. 

Isso proporciona uma visão mais abrangente e em tempo real da situação financeira da propriedade rural.

Quais as vantagens do Open Finance para as fazendas?

O Open é um sistema que chega para facilitar o gerenciamento das finanças de pessoas comuns e empresas. 

Contudo, essa abordagem garante uma série de vantagens não somente para as instituições financeiras, mas para o cliente. Entenda:

Facilidade de acesso a serviços diversificados

O Open Finance permite que produtores rurais tenham acesso facilitado a uma gama de serviços financeiros de diferentes instituições, permitindo que escolha aqueles que melhor atendem às suas necessidades e preferências da sua empresa. 

Gestão financeira mais eficiente

Com a integração de dados, a gestão financeira da sua empresa torna-se não só mais ágil, mas também muito mais eficiente.

Isso acontece porque os agricultores podem visualizar todas as suas informações financeiras em uma única plataforma, facilitando o monitoramento e a tomada de decisões.

Ou seja, com a unificação das plataformas financeiras, o produtor pode monitorar seus dados financeiros e relatórios em um único ambiente.

Inovação e desenvolvimento de produtos

Ao obter acesso facilitado aos dados de empresas, é possível impulsionar a inovação por parte das instituições financeiras, permitindo que elas possam desenvolver novos produtos e serviços financeiros adaptados às necessidades do setor agrícola.

Redução de custos

A automação e a integração proporcionadas pelo Open Finance podem resultar em redução de custos operacionais, otimizando processos e eliminando redundâncias. 

Isso porque, a gestão financeira da sua fazenda tende a ser mais precisa e objetiva ao utilizar um único ambiente para acesso aos dados financeiros. 

Como se dá a aplicação do Open Finance na gestão financeira das fazendas?

A aplicação do Open Finance na gestão financeira das fazendas é feita a partir da integração de dados e serviços financeiros.

Confira como ela funciona:

Integração de dados

O Open Finance simplifica a conexão de contas bancárias da fazenda com plataformas financeiras, permitindo o acesso direto aos registros de transações, saldos e extratos.

Além disso, você também pode ter acesso a informações detalhadas sobre produção, colheitas e inventários integradas aos registros financeiros, proporcionando uma visão abrangente das operações.

Plataformas e APIs

Com o Open Finance, as propriedades rurais podem se conectar a diferentes instituições financeiras e serviços por meio de APIs, proporcionando  a transferência segura e eficiente de dados entre sistemas heterogêneos.

Facilidade na obtenção de crédito rural

O Open Finance facilita a avaliação de crédito com base em dados mais precisos, permitindo que as fazendas acessem linhas de crédito mais adequadas às suas necessidades específicas.

Somado a isso, agricultores podem explorar diversas opções de investimento e aplicações financeiras.

Gestão de pagamentos e recebimentos

O Open Finance permite a automação de transações financeiras, como pagamentos a fornecedores e recebimentos de clientes, melhorando a eficiência e reduzindo erros manuais.

Personalização de soluções

O Open Finance na gestão financeira das fazendas também permite o uso de tecnologias avançadas como inteligência artificial e análise de dados, para oferecer análises profundas e impulsionar a inovação.

Conclusão

O Open Finance chega como um sistema revolucionário para transformar a gestão financeira de diversos setores da sociedade, inclusive, das fazendas. 

Ao possibilitar a integração de dados e a colaboração entre diferentes serviços financeiros, o Open Financeira garante eficiência, inovação e acesso a serviços personalizados, representando um passo importante na modernização e otimização das práticas de gestão.

Se você quer uma gestão mais eficiente para a sua fazenda, conheça o Econt Agro, a melhor solução em software de gestão para sua fazenda.

Com a nossa solução, o campo ganha mais automatização, precisão e produtividade. E o melhor é que o Econt Agro pode ser usado em fazendas, armazéns, cooperativas de produtores e revendas de sementes.

Nosso sistema permite toda a gestão em um único lugar para facilitar sua rotina. Veja o vídeo aqui.

Compartilhe esse artigo:

Comente o que achou:

Econt Agro

a melhor solução em software de gestão para sua Fazenda!
Categorias

Últimas notícias