O ITR é a sigla para Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural, um tributo federal instituído pela Lei n° 9.393/96 e previsto no art. 153, VI, da Constituição Federal de 1988, que deve ser pago todos os anos.
Você já sabe como calcular o imposto para a sua propriedade rural? Entende a importância desse tributo, como consultá-lo e para quem ele é previsto? Confira tudo no nosso artigo!
ITR: O Que É?
Como já mencionamos no início deste artigo, o ITR quer dizer imposto sobre a Propriedade Territorial Rural, que deve ser pago para todos os proprietários de imóveis fora das áreas urbanas das cidades brasileiras.
Ele é uma espécie de IPTU que é pago pelos proprietários de imóveis dentro das regiões urbanas de cada município, porém, o tributo rural não tem uma tarifa pré-definida, como acontece com o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano).
O Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural tem duas finalidades, sendo elas a arrecadação e regulação extrafiscal, com a intenção de evitar o surgimento de grandes latifúndios improdutivos.
Vale lembrar que o valor desse imposto depende da extensão de cada propriedade e da área usada para os processos de cultivo.
Quais São As Normas Que Regulamentam O Imposto?
Entre as principais normas que regulamentam o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural estão as seguintes:
- Constituição Federal (arts. 153, VI e §4º, e 158, I);
- CTN (arts. 28 a 31);
- Leis nº 9.393/96 e nº 11.250/05;
- Decreto nº 4.382/02;
- Decreto-Lei nº 57/66;
- Instruções Normativas nº 256/02 e nº 1.877/19.
Como funciona o ITR?
O ITR é um tributo recolhido pelo governo federal que, por sua vez, destina parte para os municípios e outra para o caixa da União.
A proposta é contribuir também com as regiões onde as propriedades rurais estão localizadas, retornando como investimentos para as propriedades rurais.
Como mencionamos em tópico anterior, esse imposto é usado também para evitar a existência de grandes fazendas improdutivas e que, portanto, não gera renda e nem emprego.
Como Calcular O ITR?
Para fazer o cálculo do ITR é preciso utilizar o VTNt (Valor da Terra Nua Tributável) e a alíquota. Se você não sabe o valor do VTNt, é preciso fazer a multiplicação do VTN pelo resultado da divisão da área tributável com a área total.
Confira a fórmula:
VTNt = VTN * área tributável / área total
No caso da alíquota, é preciso dividir a área total da fazenda e o Grau de Utilização, ou seja, pela área aproveitável.
Qual o Prazo para pagar ITR?
Em 2022, o prazo final para pagamento foi dia 30 de setembro. Por isso, é sempre bom ficar de olho no calendário anual para não atrasar a quitação deste tributo. Lembrando que o prazo final sempre no referido mês, todos os anos.
Quem É Isento Do ITR?
A boa notícia é que há casos de isenção no pagamento deste imposto. Por isso, é preciso conhecer as regras.
Listamos abaixo as propriedades que são precisam pagar o ITR. Dá uma olhadinha na lista abaixo:
- Propriedades rurais de até 30 hectares;
- Propriedades de até 100 hectares na Amazônia Ocidental ou no Pantanal;
- Propriedades de até 50 hectares localizados na Amazônia Oriental ou no Polígono das Secas;
- Áreas quilombolas;
- Assentamentos para reforma agrária;
- Propriedades com intuito de realização de cerimônias e rituais religiosos;
- Áreas destinadas a partidos políticos, entidades sindicais e imóveis da União.
Vale lembrar que em todos esses casos, mesmo sendo isento do pagamento do imposto, o proprietário deve fazer a declaração ao governo.
Como Fazer O Recolhimento do ITR?
Para o recolhimento do imposto, o proprietário rural deve fazer a DITR, todos os anos.
Essa declaração é composta pelos documentos DIAC – (Documento de Informação e Atualização Cadastral do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural) e o DIAT – Documento de Informação e Apuração do ITR.
Para fazer o recolhimento, é preciso baixar o programa e seguir as instruções para fazer o DITR. Se for preciso retificar dados errados, acesse o programa novamente.
Após fazer a declaração, o sistema gerará o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), que pode ser pago em qualquer instituição bancária, podendo ser parcelado em até 4 vezes.
Lembrando que, além da multa, o proprietário que não entregar o documento não pode vender a área rural ou obter crédito.
Após a entrega do documento à Receita Federal, o imposto deve ser recolhido em quatro quotas, sendo que a primeira é até o último dia do prazo de entrega fixado pela Receita.
Já as outras quotas devem ser pagas pelos proprietários nos próximos meses da primeira com correção, tendo como base a taxa Selic.
Como Fazer Consulta ITR?
Para consultar todos os detalhes do imposto da sua propriedade, é preciso acessar o site da Receita, na página e-CAC.
Para emitir o documento, no portal da Receita, clique em certidão de débitos e, depois, em certidão de débitos relacionados com tributos.
Feito isso, é preciso preencher todos os dados, digitar os caracteres pedidos e fazer a consulta.
Conclusão
Agora que você já sabe todos os detalhes sobre o ITR, como fazer o pagamento, isenção e como ele funciona, lembre-se de ficar sempre de olho no calendário de pagamento anual.
Quer otimizar os processos e torná-los mais eficientes, inclusive na hora de pagar os impostos? Então, conheça a Econt Sistemas, que reúne soluções eficazes e essenciais para o Agronegócio.
O nosso sistema possibilita uma gestão eficiente, precisa, produtiva e automatizada que une a gestão financeira e o gerenciamento da sua lavoura, integrando rotinas financeiras à gestão agrícola. Podendo apurar seus resultados usando os regimes de caixa e competência ora aprendidos simultaneamente.
Com o nosso sistema, você poderá emitir documentos eletrônicos, fazer gestão de contrato de grãos, pedidos de compras, controle de rentabilidade, gerenciamento do fluxo de caixa, colheita e produtividade, romaneio, planejamento de safra e muito mais.
Acesse o nosso site e entenda melhor como o nosso sistema pode te ajudar a fazer a gestão financeira e contábil da sua Fazenda.