Blog

23/09/2021

Sucessão familiar no agronegócio: importância e desafios

A continuidade do negócio é um dos grandes desejos de empresários de diversos setores, que percebem na sucessão familiar a possibilidade de perpetuar os resultados alcançados.

No agronegócio não é diferente. Cada vez mais os produtores rurais estão investindo na gestão, planejamento e estruturação das atividades para que seja garantida a manutenção da empresa, enfrentando diversos desafios na preparação dos herdeiros do negócio.

Se você também deseja perpetuar o seu negócio, mas não sabe como fazê-lo, esse artigo é para você. Aqui te ajudaremos a entender melhor os desafios, a importância dessa sucessão e como torná-la realidade. Vem com a gente!

Sucessão familiar no agronegócio: o que é?

A sucessão familiar no agronegócio consiste na transferência de poder do dono atual do para uma geração futura de herdeiros, como filhos, sobrinhos e netos, que passarão a assumir as atividades empresariais.

A proposta é que os futuros comandantes da empresa tenham conhecimento e prática das práticas do agronegócio, sendo preparados e treinados para a execução das atividades da empresa.

Esse processo tende a gerar inúmeros questionamentos e dúvidas nos atuais responsáveis pelo agronegócio:

  • Como começar?
  • Qual a melhor forma de realizar o processo?
  • O que preciso saber para planejar o futuro?
  • Quem seria a pessoa ideal?

Mesmo sendo desafiador, existem etapas imprescindíveis que precisam ser cumpridas para conquistar esse feito. Para te ajudar nessa missão, confira como  se preparar para ter uma sucessão familiar no agronegócio de sucesso.

 

4 passos para a preparação da sucessão familiar no agronegócio

Analise detalhadamente o cenário atual

O primeiro passo é analisar o cenário geral da sua propriedade rural, fazendo um levantamento de dados no que se refere às finanças, rentabilidade, histórico da lavoura e safras, veículos, imóveis, documentos legais, fornecedores, mapeamentos de processos técnicas, números de funcionários e tudo que envolve o seu negócio.

É preciso entender, de maneira clara, a situação atual e também as previsões futuras para o seu negócio e sua empresa.

Com conhecimento aprofundado de todas as questões registradas e organizadas, o sucessor terá mais facilidade para assumir o posto com eficiência.

Procure o apoio de todos os integrantes da família

Para que a sucessão familiar no agronegócio tenha sucesso, saiba que é importantíssimo envolver todos os membros da família, apresentando a necessidade de planejar o futuro de uma forma prévia e segura.

Ao discutir esse assunto, é possível entender qual é aquele membro da família que tem mais perfil, vontade e disposição para assumir os negócios.

Identifique a pessoa ideal para assumir os negócios

A partir desse envolvimento familiar e a descoberta de interesses, fica mais fácil identificar a pessoa ideal para comandar a empresa e também outros membros da família que também possam atuar no negócio.

Lembre-se sempre de escolher aquela pessoa que realmente possa fazer uma gestão de sucesso.

Se preferir, contrate uma pessoa para te auxiliar na escolha e também para ajudar a prepará-lo para o comando da empresa. O mais indicado é ser flexível e reajustar os planos conforme as necessidades.

Realize investimentos em inovação

Outro cuidado imprescindível nesse processo é o investimento em inovação, pois a tecnologia está presente nos processos atuais e será ainda mais fundamental no futuro no agronegócio.

Hoje em dia, ela é fundamental nas atividades das propriedades rurais para os mais diversos processos que envolvem as atividades agrícolas, sendo uma grande aliada para os novos comandantes da empresa.

A vantagem é que as opções são as mais variadas e você pode contar com softwares de gestão, equipamentos modernos para operações na lavoura, GPS e muitos outros. A tecnologia certamente facilitará ainda mais a gestão do negócio no futuro.

Agora ficou mais fácil colocar em prática um projeto de sucessão familiar no agronegócio, não é mesmo? Não se esqueça de seguir todas as etapas e também investir em tecnologia para se tornar uma empresa cada vez mais sólida e competitiva.

Conheça o software da Econt Sistemas e saiba como essa tecnologia pode fazer a diferença nas suas atividades agrícolas. Clique aqui e tenha uma demonstração do software da Econt Sistemas.