Blog

Qual a importância da projeção de fluxo de caixa?

A previsão de caixa é um procedimento que deve ser feito por todo tipo de negócio, incluindo as  propriedades rurais.

Esse instrumento possibilita que os gestores tenham conhecimento mais detalhado e profundo sobre a situação financeira da sua fazenda para, assim, entender o futuro do negócio, facilitando também a tomada de decisões.

Mas sua fazenda sabe o que é, como fazer e as vantagens da projeção de fluxo de caixa para a saúde financeira da sua propriedade? Confira!

O que é Projeção de Fluxo de Caixa?

A projeção de fluxo de caixa é uma ferramenta, que faz parte do controle financeiro da sua fazenda. 

Enquanto o fluxo de caixa é um procedimento realizado com base nos dados de entrada e saídas que aconteceram no seu negócio, a projeção de fluxo de caixa é uma estimativa realizada com base nas entradas e saídas de dinheiro, que impactarão no caixa da sua propriedade rural a curto, médio e longo prazo.

Qual a importância da Projeção de Fluxo de Caixa?

A projeção do fluxo de caixa é importante para a sua fazenda, pois, com esse instrumento, você saberá se a sua propriedade conseguirá manter as atividades nos meses seguintes ou se precisará rever as suas finanças. 

Além disso, a projeção de fluxo de caixa é um importante aliado para a tomada de decisões, já que o controle correto das suas entradas e saídas com uma projeção bem-feita demonstra de forma direta se a sua fazenda terá dinheiro ou não em caixa para saldar seus compromissos financeiros a curto, médio e longo prazo.

Ele é capaz de demonstrar ainda se sua propriedade terá dinheiro disponível quando você precisará fazer um determinado investimento, comprar um produto ou equipamento com valores expressivos ou se precisará recorrer a fontes externas, como empréstimos e financiamentos para honrar seus compromissos.

Se você ainda não faz projeções de fluxo de caixa, é bom começar, pois, assim, é possível tomar decisões mais assertivas e seguras sobre investimentos, financiamentos e a distribuição de recursos, para a continuidade e a manutenção da sua produção agrícola.

Mas você sabe como fazer a projeção de fluxo de caixa do jeito certo, levando em consideração os aspectos essenciais da sua fazenda? 

Se quer aprender como realizar esse processo de forma adequada, saiba que preparamos um guia completo sobre o que é, como funciona e um passo a passo simples de como fazer a projeção do fluxo de caixa.

Conclusão

Sabendo a importância da projeção do fluxo de caixa, é bom começar agora mesmo a rever seus processos e implementar ações adequadas. Mais informações estão no nosso ebook. 

Para uma projeção correta e baseada em dados, conheça o Econt Agro, que  oferece um sistema financeiro e de comercialização eficaz, recursos para o controle das operações agrícolas, máquinas, patrimônio, compras e estoque.

Com ele, você poderá emitir documentos eletrônicos, fazer gestão de contrato de grãos, gestão e pedidos de compras, controle de rentabilidade, gerenciamento de fluxo de caixa, colheita e produtividade, romaneio, planejamento de safra e muito mais.