Blog

Por que fazer gestão do patrimônio rural é importante?

 

Você sabia que patrimônio rural não é constituído apenas os veículos e maquinários da sua fazenda?

 

Saiba que esse conjunto de bens é composto por um conjunto de direitos, bens e obrigações de uma propriedade, como galpões, edifícios, casas, computadores, instalações, etc.

 

Fazer uma gestão eficiente do patrimônio da sua fazenda garante a agilidade e eficiência do seu cultivo, mas também contribui para reduzir custos operacionais e, consequentemente, potencializar a lucratividade da sua propriedade agrícola.

 

Quer saber mais sobre o que é e a importância de fazer uma boa gestão de patrimônio rural? Econt com a gente!

 

O que é balanço patrimonial?

Entendendo o que é patrimônio rural, é preciso entender o que é balanço patrimonial e como ele é importante na gestão da sua fazenda. 

 

O balanço patrimonial é uma demonstração contábil que faz o detalhamento da situação das finanças da sua propriedade rural em um período específico.

 

Esse balanço detalha todos os bens, os direitos e as obrigações da sua propriedade rural, uma representação do patrimônio líquido, que é detalhado por meio de dados concretos e números. 

 

Nesse aspecto, o balanço inclui análise de todos os bens, como tratores, ferramentas, colhedoras, adubadores, pulverizadores e todos os demais equipamentos usados no dia a dia do campo.

 

Lembrando que todos eles são essenciais para a sua operação, já que a indisponibilidade de qualquer equipamento pode inviabilizar as atividades, gerar custos e até comprometer o lucro da sua fazenda. 

 

Por isso, a gestão de patrimônio da sua propriedade precisa começar pelo balanço patrimonial dos maquinários da sua fazenda. 

 

Isso porque, é preciso entender a situação das máquinas e outros equipamentos, a fim de saber quais estão com a manutenção em dia, as peças que precisam ser substituídas, 

 

Para que a manutenção esteja em dia e seja feita de forma correta, você precisa ter todos esses dados em mãos de cada patrimônio da propriedade, assim como o modo de uso e os cuidados necessários para cada manuseio. 

 

Quais as vantagens?

Essa gestão do maquinário é um cuidado essencial para ampliar o tempo de vida útil dos seus bens e garantir que a sua fazenda opere de forma segura, consistente e ágil.

 

Com um registro efetivo do seu patrimônio e todos os custos que são gerados para cada um deles você conseguirá gerenciar:

  • Custos por Patrimônio ou Grupo;

  • Periodicidade de troca de peças e realização de manutenções;

  • Médias e custos com combustíveis;

  • Situação patrimonial, etc.

 

A gestão patrimonial permite a criação de uma base de dados de bens organizada e com todos os dados em dia. Além disso, com todos esses dados em mãos, você consegue tomar decisões gerenciais munido de informações corretas, evitando, assim,  prejuízos financeiros, como por exemplo, a substituição de bens que estão gerando muita despesa.

 

Sem contar que todo esse controle periódico assegura a veracidade das demonstrações.

 

Quer fazer uma gestão de patrimônio efetiva?

 

Não deixe de conhecer também a Econt Sistemas, que oferece soluções para  Fazendas, módulos de gestão de maquinários e patrimônio, além de Ponto Trabalhista e Fisco-contábil.

 

Com o nosso sistema, a sua fazenda ganhará eficiência, precisão, automatização e produtividade.