Blog

Impactos da Rússia x Ucrânia no Agronegócio Brasileiro

No Brasil o agronegócio é considerado um impulsionador para a economia, a cada ano se supera, tornando-se um país de maior potência mundial no ramo agrícola. Atualmente é um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos agropecuários, como soja, milho, trigo, feijão, algodão, arroz entre outros.

Segundo estudo realizado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), o Produto Interno Bruto (PIB) em de janeiro a setembro, o setor avançou 10,79% (R$ 238 bilhões) em 2021, a participação da agropecuária no PIB brasileiro chegou a quase 28%, enquanto no ano de 2020 foi de 26,6%, conforme imagem abaixo:

 

Com o ataque da Rússia à Ucrânia, o agronegócio no Brasil poderá ser afetado negativamente durante e após o conflito, setores como agropecuária, agricultura, horticultura e fruticultura, deverão ser atingido principalmente os fertilizantes.

Segundo os especialistas, serão atingidos diretamente com o conflito dois cenários na agropecuária nacional, um deles é com redução da oferta de milho e trigo o preço dos commodities internacionais terá aumento, e o outro é o setor de horticultura, fruticultura e pecuária de leite.

Contudo Hausknecht, economista da consultoria MB Agro, o maior impacto que o país irá enfrentar será sobre os fertilizantes, já que a Rússia é a maior exportadora de NPK (Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K) no qual somos extremamente dependentes. Com a invasão deverá comprometer a importação de fertilizantes e insumos que atualmente são os principais produtos importados pelo Brasil.

Além dos fertilizantes para Antônio da Luz, economista-chefe da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), uma guerra na Europa poderá ter reflexos logísticos e na distribuição da produção brasileira, e na compra de outros insumos, como peças de máquinas agrícolas e defensivos agrícolas.

Luz ainda destaca que: “Pode haver impactos em produções do centro da Europa, fora da zona de conflito, e ser necessário redesenhar as rotas de transporte, causando congestionamento em portos e aeroportos, se tornando um componente a mais nos problemas logísticos que a pandemia já nos trouxe.”

Na questão dos fertilizantes, de acordo com Eduardo Daher, “o conflito entre Rússia e Ucrânia impacta em duas frentes principais o Brasil: a economia e a logística.” Para ele, pela falta de fertilizantes, os prejuízos econômicos são mais visíveis e drásticos.

Pode-se observar, no quadro abaixo, que a Rússia este ano é a responsável por fornecer maior parte de adubos e fertilizantes importados para o Brasil, cerca de 30,14%, seguida pela China 12,46%.

De acordo com o governo, não irão faltar fertilizantes para a Safra de Grãos, que tem início em setembro. Entretanto, para o Ministério da Agricultura, o impacto será visto com relação a faltas destes produtos (Insumos e Fertilizantes) a partir do ano que vem.

Mato Grosso

Para Gustavo de Oliveira, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), à ¹conflagração entre Rússia e Ucrânia pode trazer impactos econômicos principalmente para o estado de Mato Grosso, especialmente na importação de fertilizantes e na exportação de carne suína.

O principal fornecedor de fertilizantes e insumos agrícolas no qual somos dependentes que são usados no Brasil é a Rússia, e o consumo destes fertilizantes é maior no estado de Mato Grosso. Segundo levantamento feito pela Comex Stat (Ministério da Economia), no ano de 2021 cerca de 21% destes vieram da Rússia.

Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja do Mato Grosso (Aprosoja-MT) Fernando Cadore, os Estados Unidos, Argentina e Brasil, poderão suprir as necessidades dos clientes da Rússia e Ucrânia, nosso país é autossuficiente na produção alimentar (Soja, Milho, Arroz, Feijão, Sorgo, etc.) e podemos atender a demando do mundo, porém não é aconselhado que os produtores realizem negociações neste momento de guerra.

Em suma fica claro que, o estado de Mato Grosso em especial, com o aumento da inflação o impacto será diretamente no agronegócio afetando o preço dos grãos como Soja e Milho, afirma Marcos Fava Neves, especialista da CNN.

Por fim, devido o agronegócio brasileiro ser considerado o coração do Brasil, para os produtores rurais a expectativa agora é, se o conflito entre Rússia e Ucrânia acabar em breve, não iremos sofrer tanto impacto na produção agrícola.

¹ Conflagração: grave conturbação social ou política num país ou região.

Fonte:

https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/entenda-a-importancia-do-agronegocio/ 

https://agropos.com.br/agronegocio-no-brasil/ 

https://agropos.com.br/fertilizantes-npk/ 

http://www.prac.ufpb.br/anais/IXEnex/iniciacao/documentos/anais/8.TRABALHO/8CCSADAMT01.pdf 

https://blog.climatefieldview.com.br/o-agronegocio-brasileiro-onde-chegamos-e-o-que-podemos-esperar 

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/12/13/pib-do-agronegocio-cresce-108-em-9-meses-e-e-quase-13-do-pib-nacional.htm 

https://www.cepea.esalq.usp.br/br/busca.aspx?busca=+Cepea+calcula+o+PIB+do+Agroneg%C3%B3cio 

https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Politica/noticia/2022/02/russia-e-ucrania-como-o-conflito-pode-afetar-o-agronegocio-do-brasil.html  

https://www.cnnbrasil.com.br/business/conexao-agro-guerra-na-ucrania-deve-impactar-agronegocio-brasileiro/ 

https://gazetadetoledo.com.br/conflito-russia-e-ucrania-quais-os-impactos-para-o-agro-no-br/ 

https://www.metropoles.com/brasil/guerra-de-russia-e-ucrania-impacta-agronegocio-no-brasil-entenda-como 

https://economia.ig.com.br/2022-03-02/guerra-deve-afetar-safra-fertilizantes-aumentar-precos.html 

http://www.jornaldanoticia.com.br/2018/noticia.php?codigo=40217 

Sobre o autor: