Blog

19/03/2021

Gfip: Contribuintes devem atualizar sistema para enviar Sefip

A Receita Federal e a Caixa Econômica Federal disponibilizaram uma nova versão do Gfip, sistema que gera a Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social.

Em janeiro, o INSS reajustou os valores dos benefícios. Dessa forma, a tabela auxiliar da Sefip, que contém informações à Previdência Social relativas aos salários de contribuição, precisou ser alterada.

Contudo, a Receita Federal identificou que muitos contribuintes ainda não atualizaram o sistema e alertou, por meio de nota, que as guias geradas pelo Sefip sem a tabela atualizada não serão processadas.

Para que isso aconteça, as informações da Gfip das competências 01 e 02/2021 enviadas no modelo antigo, sem a tabela atualizada versão 42.0, precisam ser corrigidas. Basta atualizar a tabela no Sefip, gerar uma nova guia e enviar novamente.

Empresas obrigadas a enviar dados pelo eSocial e encaminhá-los à DCTFWeb estão dispensadas da declaração de Gfip. As demais ainda precisam enviar a guia através do Sefip com a tabela atualizada na versão 42.0.

Reajuste INSS


A Portaria nº 477, de 12 de janeiro de 2021, reajustou os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social em 5,45%, ou proporcionalmente, de acordo com a data de início do benefício, caso o mesmo tenha ocorrido a partir de 2020, de acordo com a tabela abaixo.

 

Fonte: Site Notícias Contábeis (https://www.contabeis.com.br/noticias/46417/gfip-contribuintes-devem-atualizar-sistema-para-enviar-sefip/)