Blog

12/07/2021

Gestão no Agronegócio: a importância de aumentar a eficácia e garantir bons resultados

Sabe-se que o agronegócio tem uma funçãofundamental para a economia do país,além de ser fonte vital no dia a dia das famílias brasileiras, porém não é incomum encontrarprodutores que não identificam agestão de sua propriedadecomo algo realmente significativo. 

O fato principal é que a cada dia se torna mais necessária a chamada profissionalização do campo, isso é, entender que uma propriedade rural possui processos de gestãocomo em qualquer outra empresa que deseja ser bem estabelecida. 

Dessa maneira ressaltamos que situar boas práticas é indispensável para obter os melhores resultados e aumento nos rendimentos. 

Pensando nessa problemática, preparamos este artigo, com informações muito relevantes a respeito da importância de uma boa gestão no agronegócio. Acompanhe e boa leitura! 

 

Como aumentar a eficácia dentro da gestão? 

De modo geral, a gestão no agronegócio é compreendida por ser um conjunto de atividades sistematizadas, que tem como objetivo principal atingir metas com maior eficácia. 

Desta forma, uma boa gestão deve ser capaz de apresentar os melhores resultados! É através de uma administração concisa que adequada todos os recursos disponíveisque o produtor consegue ter uma visão mais estratégica, o ajudando a tomar as decisões mais acertadas para o seu tipo de negócio. 

Com o planejamento o processo de gestão é iniciado, este deverá definir quais açõesserão necessárias para atingir a meta pré-estabelecida. Contudo, há outras práticasque auxiliam muito na gestão do agronegócio, dentre as quais destacamos: 

 

Análise de Dados 

A análise dos dados da produção deve ser feita constantemente. Isso significa ter à disposição informações relacionadas a todos os aspectos do que ocorre no dia a dia da propriedade agrícola, como entender qual é o rendimento de cada funcionário, o desenvolvimento do solo e das plantas, ou ainda verificar os rendimentos médios de cada hectare. 

Essas práticas são essenciais, pois identificam pontos que precisam de melhorias, ajudando a estabelecer decisões de modo mais preciso, o que resulta em um aumento da produtividade e maior segurança para o gestor. 

 

Uso de Tecnologia, como ponto de suma importância  

Sejam ligadas à gestão ou à produção, o uso das novas tecnologias tem sido um grande aliado do gestor rural. 

Existem hoje no mercado diversas opções de softwares que conseguem automatizar processos operacionais, integrando uma infinidade de dados sobre a produção, que garantem a geração de informações mais minuciosas, o que reduz significativamente a possibilidade de erros durante todo procedimento produtivo. 

Já na produção em si, há vários equipamentos que contribuem para um monitoramento exato, como máquinas de agricultura focadas na precisão, aliadas a sensores e imagens captadas por drones que permitem gerar resultados surpreendentes. 

 

Por fim, aposte na Gestão de Pessoas 

Encerrando a nossa lista, não podemos deixar de lado que, para aumentar a eficácia da gestão de forma completa, não devemos nos esquecer de quem faz tudo acontecer: os trabalhadores e trabalhadoras do campo.  

É importante entender as limitações e as necessidades de aperfeiçoamento de cada colaborador (a) que trabalha na propriedade, oferecendo uma capacitação apta a atividade desenvolvida, na busca de uma melhor produtividade.  

Por isso, é tão relevante distribuir bem as tarefas e prover os treinamentos necessários, principalmente quando não há a possibilidade da contratação de mão-de-obra já qualificada. 

A conclusão que tiramos após a leitura é: seja em um pequeno produtor agrícola ou um grande setor produtivo, a importância da gestão é cada vez mais evidente, uma vez que a competitividade cresce na mesma proporção que as oportunidades de mercado. 

Sabe-se que, segundo estatísticas, o setor de Agronegócio Brasileiro representa mais de ¼ do PIB nacional e mais de 48% das exportações. Acondicionar uma boa gestão aumenta sua lucratividade, a eficácia do seu negócio e alavanca a economia, satisfazendo toda a cadeia produtiva.  

Esse artigo foi útil para sua pesquisa? Se sim, não deixe de conferir um conteúdo exclusivo preparado para os produtores que almejam um futuro promissor em sua lavoura, clique aqui e saiba mais

Se você gostou desse artigo, compartilhe nosso conteúdo com outros colegas de produção.