Blog

Confira as principais tendências do agronegócio para 2023

2023 está batendo à porta e com ele, ótimas expectativas para o setor do agronegócio Brasileiro. Inclusive, o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) estima um crescimento na casa dos  10,9% para o PIB do agronegócio em 2023 em relação a 2022.

Para aproveitar as oportunidades deste mercado, é preciso que você, produtor, fique de olho nas tendências do agronegócio para 2023 que, claro, giram em torno da tecnologia. 

Isso porque, elas ajudam o homem do campo a ter conhecimento mais aprofundado e preciso sobre a produção da sua propriedade em diferentes aspectos, auxiliando na tomada de decisões mais assertivas. 

Selecionamos as principais tendências do agronegócio para te ajudar a planejar melhor seu próximo ano de trabalho. Confira!

 

Qual a importância da tecnologia no campo?

Antes de falarmos sobre as tendências do agronegócio para 2023, é importante falarmos sobre a importância da tecnologia no campo e na gestão da sua fazenda.

A tecnologia no campo é fundamental atualmente, principalmente, porque ela possibilita que as operações produtivas e também administrativas possam ser automatizadas, o que pode impactar na gestão no campo e também em toda a administração da sua propriedade rural. 

Ao garantir maior eficiência em todas as fases produtivas, operacionais e administrativas, a sua fazenda consegue melhorar a produtividade e, consequentemente, o lucro da fazenda, tornando-se também mais competitivo no mercado.

Hoje, há softwares e outras tecnologias modernas, que automatizam praticamente todas as atividades, facilitando e otimizando o dia a dia das propriedades rurais. 

Entre as principais tecnologias usadas, atualmente, podem citar sistemas de gestão agrícola, sensores de análises de solo, sistemas e aplicativos voltados à estimativa de produtividade, rastreabilidade, estações agrometeorológicas automatizadas, etc.

 

4 tendências do agronegócio para 2023

Nos últimos anos, a tecnologia ganhou espaço no campo de forma significativa, garantindo melhorias na lavoura e também na gestão agrícola, que passa a ser muito mais eficiente e lucrativa.  

Para 2023, a expectativa é que a tecnologia se torne ainda mais presente nas atividades agrícolas. Confira as principais tendências do agronegócio para o próximo ano!

 

Internet das coisas 

A Internet das Coisas também chegou ao campo para facilitar a vida do produtor rural. Essa tecnologia é usada para a interconexão de sensores de baixa complexidade e um alto volume de transmissão de dados. 

A utilização dos seus recursos será ainda mais intensa, já que ela tende a ser ainda mais acessível e também com um menor consumo de energia.

A Internet das Coisas permite a coleta e análise de dados sobre a qualidade do solo, utilização de fertilizantes e água, combustível, manutenção de maquinários e muito mais. 

 

Armazenamento de dados em serviços de nuvem

O armazenamento de dados em nuvem também chega como uma das tendências do agro para 2023. 

Se você ainda não conhece essa tecnologia, saiba que ela permite que você centralize todas as informações da sua fazenda em sistemas que não dependem da internet para funcionar.

Ou seja, você não precisa reunir essas informações em computadores, planilhas ou papéis, que apresentam riscos e limitações de espaços. 

Ao usar essa tecnologia, é possível acessar os dados a qualquer momento, de qualquer lugar e, inclusive, até por meio de celular ou tablet. Além disso, essa tecnologia permite que você alimente banco de dados importantes, fazendo até cruzamento de informações. 

 

Inteligência artificial 

Com o armazenamento mais facilitado e também com um processamento de informações ainda mais facilitado, a inteligência artificial (AI) é uma tecnologia que agrega ainda mais na gestão da sua fazenda. 

Isso porque, ela é capaz de analisar dados e gerar informações precisas sobre os processos que devem ser otimizados na sua propriedade rural. 

Além disso, ela também auxilia na automatização de máquinas, garantindo melhores práticas de manejo nas mais variadas culturas.

 

Drones

Os drones já são usados no agronegócio e se mantêm fortes como uma das tendências mais importantes para o agronegócio em 2023. A vantagem é que esses equipamentos possuem as mais variadas aplicações.

Você pode, por exemplo, fazer o monitoramento de pragas e doenças, observar a saúde do seu plantio, etc. 

 

Softwares de gestão

Embora não sejam novidades, os softwares de gestão também ganham espaço entre as tendências para o agronegócio em 2023.

Isso porque, esses sistemas permitem a automatização das rotinas administrativas e financeiras, permitindo a apuração mais detalhada do seu fluxo de caixa, planejamento, entre outros. 

Dessa forma, o campo ganha mais automatização, precisão e produtividade. 

 

Conclusão

Agora que você já conhece as principais tendências do agronegócio para 2023, chegou a hora de investir nas melhores tecnologias para a sua fazenda.

Conheça a Econt Sistemas, que reúne soluções eficazes e essenciais para o Agronegócio.

O nosso sistema possibilita uma gestão eficiente, precisa, produtiva e automatizada que une a gestão financeira e o gerenciamento da sua lavoura, integrando rotinas financeiras à gestão agrícola. Podendo apurar seus resultados usando os regimes de caixa e competência ora aprendidos simultaneamente.

Com o nosso sistema, você poderá emitir documentos eletrônicos, fazer gestão de contrato de grãos, pedidos de compras, controle de rentabilidade, gerenciamento do fluxo de caixa, colheita e produtividade, romaneio, planejamento de safra e muito mais.

Acesse o nosso site e entenda melhor como o nosso sistema pode te ajudar a fazer a gestão financeira e contábil da sua Fazenda.