Blog

10/08/2021

Como melhorar o controle financeiro na sua propriedade rural

O Controle financeiro da sua propriedade rural vai muito além de todo manejo que está dentro do campo. Os produtores rurais estão sendo cada vez mais cobrados, além de serem bons dentro da produção, devem também ser excelentes gestores de finanças da sua propriedade rural e consequentemente cuidar de todos os aspectos do seu negócio. 

Por isso, pensando nessa problemática, e no atual cenário referente a comercialização da safra por exemplo, preparamos este artigo, com informações muito relevantes a respeito da importância de ter um bom controle financeiro na sua propriedade rural. Acompanhe e boa leitura! 

 

A importância do controle financeiro da sua propriedade rural dentro do fluxo de caixa 

O fluxo de caixa é essencial para o controle financeiro da sua propriedade rural. Com ele você consegue observar detalhadamente todos os valores de entrada e saída da sua fazenda, possibilitando que a saúde financeira do seu negócio fique sempre em dia. Assim, é possível planejar melhor as compras e investimentos com mais segurança e certeza.  

Uma coisa é certa, quando o produtor passa a realizar o fluxo de caixa e a ter mais controle sobre todas as contas, todo processo administrativo acaba tendo uma melhor fluidez. Para que isso aconteça alguns passos podem ser seguidos:  

  • Todo bom controle financeiro é determinado por um planejamento estratégico, sendo este fundamental para sua propriedade rural; 

  • Para iniciar o fluxo de caixa na sua propriedade rural, tenha em mãos todas as informações, isso inclui desde a compra de insumos até salários, e despesas variadas; 

  • Faça uso de uma boa plataforma de gestão, para armazenagem de notas, controle de despesas fixas e variáveis; 

  • Mantenha o fluxo de caixa sempre atualizado, assim você pode acompanhar como está a situação do controle financeiro da sua propriedade rural a qualquer momento. 

 

Dados financeiros mais pontuais para a tomada de decisões 

Realizar o controle financeiro da sua propriedade rural é importante pois assim é possível visualizar quais pontos podem ser melhorados! 

Com todas as contas em mãos, é mais fácil traçar estratégias para minimizar custos desnecessários e aumentar rentabilidade da usa fazenda. 

Com todas as finanças atualizadas o produtor consegue potencializar o processo de tomada de decisões de forma mais segura e sem tantos comprometimentos e riscos. 

Utilizar a gestão financeira com base em todo histórico de dados, e organização de produção farão com que sua safra tenha mais assertividade, bem como os gastos e investimentos futuros.  

 

Tecnologia facilita a gestão financeira dentro do agronegócio 

Muitos produtores têm dificuldades em organizar a gestão financeira de sua propriedade rural. 

Ao longo das safras surgem dúvidas sobre a lucratividade das culturas e qual seria o melhor rendimento para investir, ou ainda, quais áreas da fazenda estão gerando mais custos e onde seria possível melhorar os recursos para o aumento de lucro do seu negócio.  

É pensando em pontos como esse que vemos a importância de uma boa gestão, que pode ser facilitada com a ajuda de um software gestão, que vai trazer mais comodidade para o produtor, deixando o fluxo mais organizado. 

Dessa forma concluímos que: seja um pequeno ou grande produtor, a importância do controle financeiro é cada vez mais evidente, uma vez que a competitividade cresce na mesma proporção que as oportunidades de mercado. Acondicionar uma boa gestão aumenta sua lucratividade, e a eficácia do seu negócio. 

Esperamos que este artigo tenha sido útil como base e informação! Não deixe de conferir esse e outros conteúdos exclusivos preparados para os produtores que almejam um futuro promissor em sua lavoura, clique aqui e saiba mais.  

Se você gostou desse artigo, compartilhe nosso conteúdo com outros colegas de produção.