Blog

Como Fazer Planejamento de Safra

Mas um ano findando, e com ele a necessidade de fazer um bom planejamento de safra para o próximo ano. Você já fez o seu? Ainda não? Tem dificuldade para fazer um plano mais eficiente?

Não se preocupe, neste artigo, vamos te ajudar a fazer um bom planejamento de safra para ter um bom lucro com sua atividade rural.

Sabemos que com a correria do dia a dia e com as novas tecnologias, muitos produtores ficam perdidos na hora de organizar as ações para a safra seguinte. 

Com tantos aspectos que precisam ser levados em consideração, esse planejamento precisa ser feito com muita calma para garantir uma safra eficiente e uma boa rentabilidade para a sua propriedade rural. 

Vem com a gente e vamos aprender juntos a fazer um bom planejamento de safra!

 

O que é planejamento de safra?

O planejamento de safra é, basicamente, uma forma de desenhar as ações e objetivos para garantir a produtividade e eficiência da sua lavoura e, claro, ter bons lucros.

A proposta dessa ação é que esse planejamento seja a base para administrar a sua propriedade rural para a safra do ano seguinte. Por isso, nesse momento, é preciso analisar diversos aspectos importantes.

Entre eles, você precisa ter em mãos dados sobre a situação do solo da sua fazenda, tamanho da área, período de cultivo, manutenção de equipamentos e maquinários, mão de obra, aquisição de produtos e insumos, etc.

Além disso, é importante lembrar que esse planejamento de safra precisa andar lado a lado com o planejamento financeiro e o controle de estoque. Vamos entender melhor nos tópicos seguintes. 

 

Como fazer o planejamento de safra?

Um planejamento de safra eficiente requer um conhecimento aprofundado sobre toda a sua safra, mão de obra e todos os itens que citamos acima. 

Porém, para que esse plano seja feito de maneira eficiente, é preciso que a sua experiência também seja usada como base para planejar a próxima safra. Dessa forma, seu planejamento será muito mais sólido. 

Então, confira todos os detalhes que não podem ficar de fora para fazer um planejamento eficiente.

 

Erros das safras passadas

O próximo ponto importante para ser analisado são os erros cometidos nas safras passadas e que geraram prejuízos.

Dessa forma, verifique tudo que ocorreu, reúna os dados, os impactos causados e analise quais são as ações que, de fato, deveriam ter sido feitas naquela época. 

A ideia, claro, é não cometer os mesmos erros e encontrar formas de lidar com as situações de uma maneira mais eficiente. 

 

Histórico e detalhes da sua produção e área

Outra atitude muito importante é ter um histórico com todos os detalhes da sua produção e de cada área.

Nesse sentido, verifique as ações realizadas em cada talhão da área, quais correções de solo foram necessárias, pragas e doenças que afetaram ou não sua lavoura. 

Analise ainda quais foram as plantas daninhas frequentes nas plantações e os defensivos agrícolas usados na lavoura e se foram eficientes, de fato. 

Essa é uma forma eficiente de visualizar todos os aspectos que merecem maior atenção durante a próxima safra. Lembrando que esse histórico garantirá que você consiga tomar decisões mais sólidas e seguras.

 

Faça uma integração entre o financeiro e o estoque

O planejamento financeiro e o controle de estoque devem andar de mãos dadas. Essa atitude te ajudará a melhorar a rentabilidade da sua fazenda.

Por isso, reúna e registre todas as informações financeiras importantes, além de fazer um diagnóstico sobre as finanças da sua propriedade rural. 

A partir desse levantamento completo sobre a área financeira, é possível fazer um planejamento eficiente sobre tudo que precisa ser comprado para a próxima safra. 

Somado a isso, faça também um balanço de todos os itens que possui em estoque para não comprar produtos que já estão estocados na sua propriedade. 

 

Não deixe de olhar para a sustentabilidade

Não tem como deixar de lado um olhar atento para a sustentabilidade, um dos temas mais importantes da atualidade. 

Além de ser uma questão importante para o planeta, o cuidado com as práticas sustentáveis, no que diz respeito ao manejo e controle de pragas, doenças e plantas daninhas fará com que você possa usar produtos de maneira correta, sem prejudicar o meio ambiente.

Sabendo como fazer o manejo correto de cada produto e tendo em mãos tudo o que ocorreu na sua lavoura, é possível monitorar todos esses aspectos durante a safra, reduzindo riscos ao meio ambiente e também garantindo maior qualidade dos produtos agrícolas. 

 

Conclusão

Sabendo como fazer o planejamento de safra e todos os pontos que você precisa considerar, chegou a hora de colocar a mão na massa e garantir alta rentabilidade para a sua fazenda no próximo ano.

Se você precisa de uma ajudinha para controlar as finanças da sua fazenda e reunir informações de uma maneira mais eficiente,  conheça a Econt Sistemas, um sistema que oferece soluções eficazes e essenciais para o Agronegócio.

O nosso sistema possibilita uma gestão eficiente, precisa, produtiva e automatizada que une a gestão financeira e o gerenciamento da sua lavoura, integrando rotinas financeiras à gestão agrícola. 

Com o nosso software, sua fazenda conseguirá apurar todos os resultados usando os regimes de caixa e competência ora aprendidos simultaneamente.

Sem contar que é possível ainda emitir documentos eletrônicos, fazer gestão de contrato de grãos, pedidos de compras, controle de rentabilidade, gerenciamento do fluxo de caixa, colheita e produtividade, romaneio, planejamento de safra e muito mais.

Acesse o nosso site e entenda melhor como o nosso sistema pode te ajudar a fazer a gestão financeira e contábil da sua Fazenda