Blog

Como analisar os indicadores financeiros da sua fazenda?

Você sabe quais são os indicadores financeiros mais importantes e que devem ser acompanhados pela sua fazenda? 

Essas métricas, chamadas também de KPI (Key Performance Indicator), são ferramentas essenciais para acompanhar as suas atividades e o desempenho produtivo da sua fazenda. 

Ao acompanhar esses indicadores, você consegue saber quais são os aspectos que precisam ser melhorados e quais pontos têm gerado bons resultados. 

Vem com a gente e entenda mais sobre o que são indicadores financeiros, qual a sua real importância na gestão da sua fazenda e quais são as métricas que devem ser acompanhadas. Confira!

 

O que são indicadores financeiros?

Como já falamos no início deste artigo, indicadores financeiros são métricas que medem as ações da fazenda e a situação financeira com bases em diversos índices.

Os KPI 's ajudam o gestor a entender o cenário e tomar decisões baseadas em dados, a fim de garantir os melhores resultados financeiros para uma empresa. 

 

Por que é importante acompanhar indicadores financeiros?

Ao criar uma rotina de acompanhamento dos indicadores financeiros, sua propriedade rural consegue melhorar os resultados de formas diferentes e nas mais diversas etapas produtivas. 

Esse tipo de análise engloba todos os setores, como a área de cultivo, controle de qualidade, estoque, logística, vendas, etc, permitindo, dessa forma, um acompanhamento mais intensivo de cada área da sua propriedade. 

Acompanhar os indicadores financeiros é importante para garantir a qualidade das suas operações, aumentando a sua produtividade e, consequentemente, o lucro da sua fazenda. 

Sem contar que, com essa análise frequente, a tomada de decisão será muito consciente e baseada em dados. 

 

Indicadores agrícolas: quais acompanhar?

Para que esse acompanhamento seja efetivo, é preciso que acompanhe os indicadores financeiros e agrícolas mais importantes.

Entre essas métricas estão a produtividade, lucratividade, eficiência de mão de obra e administração. Continue lendo e entenda cada um desses indicadores!

Produtividade

O primeiro indicador financeiro que precisa estar no seu radar é a taxa de aumento de produção, ou seja, a produtividade da sua propriedade rural. Esse índice te ajudará a entender a expansão ou redução da sua produção agrícola.

Para saber qual é esse índice, você deve fazer a subtração do valor atual da produção pela produção do ano anterior. Não tem segredo e esse cálculo é muito simples. 

Lucratividade 

Outro indicador essencial é a taxa de lucratividade da sua fazenda. Sendo assim, ela avalia tudo que gerou lucro no campo e também analisa com riqueza de detalhes o desempenho de cada área de cultivo. 

A partir desse indicador, é possível fazer a identificação das áreas que tem desempenho abaixo do ideal e que merecem atenção redobrada. 

Ao entender as áreas que precisam ser revistas, o gestor consegue tomar decisões mais assertivas e precisas para expandir a produção e, claro, o lucro. 

Eficiência de mão de obra

Ao fazer o acompanhamento dos indicadores financeiros, outra métrica que não pode passar despercebida é a eficiência da mão de obra.

Esse índice possibilita o cálculo da taxa de produtividade dos colaboradores da sua propriedade rural. Dessa forma, para calcular este índice, é preciso levar em consideração o número de funcionários, as horas trabalhadas e as unidades produzidas. 

Confira o exemplo prático desta fórmula:

Produtividade da mão de obra = número de unidade produzidas / (quantidade de colaboradores x horas de trabalho)

A regra é simples: quanto maior for o número de unidades produzidas em relação ao número de horas trabalhadas, maior será a produtividade da mão de obra. 

Sendo assim, o aumento da sua produção ocorre quando a produção aumenta em um período menor. Simples, né?!

Administração

Para fazer uma análise completa, outro indicador financeiro que não pode ficar de fora é o da administração, que consegue medir o desempenho da parte administrativa da sua fazenda. 

Esses KPIs são capazes de apresentar dados relevantes sobre a sua área produtiva, estoque e também a gestão de pessoas. 

Entre esses indicadores de administração estão a idade da plantação, número de plantas por hectare, quantidade total de plantas, capacidade de estocagem e armazenamento.

 

Como analisar os indicadores financeiros na sua propriedade?

Ficou no passado todo aquele acompanhamento feito em planilhas e cadernos, que juntava uma pilha de papéis. 

Hoje, a tecnologia é uma aliada na hora de acompanhar os indicadores financeiros da sua fazenda e avaliar o desempenho produtivo. 

Para quem deseja ter uma gestão financeira eficiente e segura, conte com sistemas de gestão rural, que reúne recursos de controle de dados financeiros e operações, apresentando métricas precisas sobre as finanças da sua propriedade.

Entre os mais diversos recursos dessas ferramentas de gestão, é possível acompanhar a rentabilidade da safra, produtividade por área, os custos por maquinário, mão de obra, e muitos outros indicadores.

 

Conclusão

Entendeu o que são indicadores financeiros, qual a importância de acompanhá-los e quais são as métricas que precisa ficar de olho? Então, é hora de colocar a mão na massa e melhorar os resultados da sua fazenda.

Quer otimizar o acompanhamento desses indicadores e fazer uma gestão mais eficiente da sua fazenda? Então, conheça a Econt Sistemas, que reúne soluções eficazes e essenciais para o Agronegócio.

O nosso sistema possibilita uma gestão eficiente, precisa, produtiva e automatizada que une a gestão financeira e o gerenciamento da sua lavoura, integrando rotinas financeiras à gestão agrícola. Podendo apurar seus resultados usando os regimes de caixa e competência ora aprendidos simultaneamente.

Com o nosso sistema, você poderá emitir documentos eletrônicos, fazer gestão de contrato de grãos, pedidos de compras, controle de rentabilidade, gerenciamento do fluxo de caixa, colheita e produtividade, romaneio, planejamento de safra e muito mais.

Acesse o nosso site e entenda melhor como o nosso sistema pode te ajudar a fazer a gestão financeira e contábil da sua Fazenda.