Fazenda Inteligente: a tecnologia que impulsiona a produtividade e melhora os resultados.
O agronegócio tem entrado numa nova era. A Fazenda Inteligente tende a agregar tecnologia para trazer melhoria na qualidade das operações, aumentando a rentabilidade e otimizando o tempo.
A tecnologia da informação e da comunicação passam a ser bons aliados em campo, para melhorar a eficiência e ampliar a produtividade a partir do uso mais eficaz dos recursos naturais disponíveis.
O futuro e a tecnologia chegaram nas fazendas
O futuro e a tecnologia estão cada dia mais presentes nas propriedades rurais, que se conectam cada vez mais. As “fazendas inteligentes” contam com sensores incorporados em todas as etapas do processo produtivo e em todos os equipamentos presentes nestas etapas.
Esses sensores instalados são capazes de coletar dados relevantes para a produção como: níveis de luz, condições do solo, irrigação, qualidade do ar e clima. Esses dados quando coletados ficarão disponíveis para a análise do agricultor.
Munido de todas essas informações o agricultor poderá trabalhar de forma mais exata, atendendo às necessidades primordiais das culturas executadas.
A importância de selecionar somente os dados relevantes
Toda a conectividade gerada pela tecnologia agrícola trará ao produtor um grande volume de dados, que serão o alicerce das fazendas inteligentes.
São registrados todos os aspectos de suas operações como: quais plantas estão saudáveis ou precisam de atenção, em que parte da cultura precisa de água, o que as colheitadeiras estão fazendo, etc.
Com isso os agricultores podem tomar decisões com base em elementos precisos e em tempo real. Mas, o que verdadeiramente transformará essas propriedades em “fazendas inteligentes” é a extração de informação a partir desse grande volume de dados.
Como essas informações funcionam na prática?
Através da localização; que é o denominador comum de todas as informações que são coletadas pelos sensores aplicados no campo e maquinário, permitindo que os agricultores saibam quando e onde algo está acontecendo.
A tecnologia de localização é ponto central para visualização, análise e compartilhamento de todos os dados armazenados, o que possibilita aos produtores otimizar múltiplos aspectos de sua lavoura, que vão desde a gestão das áreas pouco produtivas, a adubação do solo, o monitoramento de pragas e doenças e até mesmo a melhoria dos processos e das estratégias do negócio.
Logo que as propriedades agrícolas forem evoluindo e se modernizando, aumentando assim a sua rede de sensores, seus dados ativos se tornaram mais valiosos, o que irá potencializar as tomadas de decisões do negócio.
Essa é a direção seguida pelas fazendas inteligentes. Uma combinação que chegou e vem revolucionando o campo para atender as necessidades crescentes da população, garantindo mais sustentabilidade e aumento de produtividade.
Se você gostou desse artigo, compartilhe nosso conteúdo com outros colegas de produção.