A importância da gestão de contratos de vendas para a sua fazenda

Se você, produtor rural, tem uma fazenda e só se preocupa com o cultivo e deixa o setor comercial de lado, saiba que está fazendo errado.

Além de focar nos processos produtivos e no cultivo da sua fazenda, você jamais pode perder de vista o seu setor comercial, que é o responsável por aumentar o seu faturamento.

Quer melhorar a gestão das suas negociações de vendas? Então, entenda a importância de uma boa gestão de contratos de vendas no nosso artigo!

 

O que é gestão de vendas?

A gestão de vendas é a estratégia que o gestor/gerente adota para atingir as metas estabelecidas pela empresa, além dos procedimentos realizados internamente. 

Ao implementar uma gestão de vendas eficiente, saiba que sua fazenda conseguirá otimizar os recursos e os esforços humanos para aumentar ou manter as vendas sempre em patamares satisfatórios. 

Uma boa gestão de vendas inclui ainda a integração da equipe comercial e também de outros setores, como contratos, estoque, financeiro e o marketing. 

 

Qual a importância de uma boa gestão da equipe de vendas?

Uma boa gestão de vendas é uma estratégia fundamental para toda fazenda que deseja aumentar as vendas e manter um faturamento satisfatório ou acima do previsto. 

Isso porque, você consegue conhecer melhor seus clientes, como o mercado se comporta, quais as necessidades do setor, as dificuldades e sugestões da equipe, além de definir caminhos claros sobre as metas e objetivos em termos de faturamento. 

 

Quais os três aspectos-chave da gestão de vendas?

Confira três fatores importantíssimos para a gestão de vendas da sua fazenda!

 

Operações de vendas

Um dos aspectos mais importantes em uma gestão de vendas é ter uma equipe altamente capacitada.

Ao ter uma equipe com alto grau de conhecimento e totalmente engajada, você conseguirá ter processos mais fluidos, integrados e metas mais fáceis de serem alcançadas. 

Neste contexto, tanto a equipe quanto o gestor precisam ser preparados e conhecer cada detalhe do seu produto, processos e logística de ponta a ponta. 

O gestor deve entender de todos os processos, orientar e envolver sua equipe no alcance das metas.

Por isso, os treinamentos devem acontecer regularmente. 

 

Estratégia de vendas

Quando o assunto é estratégia de vendas, estamos falando de processos que devem ser adotados pelo time para ter um ciclo de vendas fluido e consistente. 

Nesse sentido, uma boa estratégia de vendas deve incluir procedimentos padronizados, entendendo as necessidades do mercado, identificando possíveis problemas e gargalos não somente no produto, mas também na logística. 

 

Análise de vendas

O terceiro pilar é a etapa de análise de vendas, que é vista o acompanhamento dos números e relatórios sobre as atividades da equipe comercial e da logística/entrega.

Essas análises possibilitam que os gestores entendam como os esforços da equipe refletem nos resultados da empresa, que servem como base para melhorias em processos. 

Nesse sentido, o gestor também deve acompanhar métricas importantes, que incluem volumes e valores de negociações, prazos de início e fim dos embarques, volumes e valores cancelados, devolvidos e entregues, e claro os saldos de volumes e valores a entregar, etc.

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