Search

A revolução da redução de custos no agronegócio: o papel dos sistemas de informação

Está buscando formas de reduzir custos na sua propriedade rural, mas não sabe por onde começar? Se a resposta for sim, esse artigo é para você!

Sabemos que os custos representam uma fatia significativa da receita de qualquer negócio, o que não seria diferente no setor do agronegócio. 

Diminuir os seus gastos é essencial para a sustentabilidade da sua empresa e, claro, a competitividade neste mercado, que é tão sensível às flutuações de preços e outras condições.

Por isso, implementar estratégias de redução de custos é essencial para que você, produtor rural, consiga aumentar sua margem de lucro e melhorar a sustentabilidade financeira da sua produção.

Quer saber como reduzir os custos da sua propriedade e como a adoção de sistemas de informação pode contribuir com a diminuição de gastos? Então, vem com a gente!

Por que reduzir custos é uma medida crucial para seu negócio?

A redução de custos é uma medida crucial para que a sua empresa rural possa enfrentar os desafios deste mercado, que são muito comuns, como oscilação da economia, variações climáticas imprevisíveis, alteração de preços das commodities e também pressões regulatórias.

Sem contar que a redução de custos também permite que mais consumidores tenham acesso aos produtos agrícolas, o que contribui para uma segurança alimentar global, tornando este setor cada vez maia eficiente e sólido diante das imprevisibilidade deste mercado. 

Dessa forma, as medidas para diminuir os custos não devem ser apenas uma estratégia econômica, mas um instrumento essencial para garantir maior estabilidade e prosperidade de todo o contexto do agronegócio.

Como os sistemas de informação podem reduzir os custos do agronegócio?

Os sistemas de informação chegaram para ficar no setor do agronegócio, e se a sua fazenda ainda não possui essa tecnologia, saiba que você está em desvantagem. 

Entenda como os sistemas de informação auxiliam nesta estratégia:

Automação e eficiência operacional

Os sistemas de informação promovem a automação de tarefas e processos no campo e na gestão das fazendas, otimizando a eficiência operacional e reduzindo custos. 

Para você entender, essa tecnologia pode, por exemplo, monitorar os gastos com a compra de equipamentos e insumos, entendendo qual o período que os preços estão mais vantajosos ou qual a época do ano em que os valores estão mais elevados, exigindo que a sua fazenda mantenha um estoque prolongado de produtos. 

Gestão de recursos

Essa tecnologia também permite uma gestão de recursos de forma eficiente. Isso porque, os sistemas de informação auxiliam no rastreamento do uso de insumos, como sementes, fertilizantes e pesticidas, evitando o desperdício e a otimizando a compra de insumos, garantindo que eles estejam disponíveis quando necessário, mas sem excessos que encareçam a operação.

Monitoramento em tempo real

Os sistemas de informação oferecem recursos para o monitoramento em tempo real, atuando, principalmente, na prevenção de perdas e na otimização do uso de recursos nas fazendas.

Isso porque, essa tecnologia fornece aos agricultores informações detalhadas sobre seus custos operacionais, receitas e fluxo de caixa, permitindo a identificação de áreas onde os custos estão aumentando ou onde as receitas estão diminuindo, garantindo a tomada de medidas corretivas rapidamente.

Sem contar que os sistemas também coletam e analisam as informações sobre os preços de commodities agrícolas em tempo real, possibilitando, assim, tomadas de decisões sobre quando vender suas safras para obter os melhores preços, evitando vendas em momentos de baixa.

Tomada de decisão baseada em dados

A análise de dados fornecidos pelos sistemas de informação é peça-chave para uma tomada de decisão mais informada e precisa em propriedades rurais. 

Isso acontece porque, ao coletar e analisar dados detalhados sobre clima, solo, culturas, gado, insumos e custos operacionais, é possível entender melhor o desempenho das operações da sua propriedade, permitindo a identificação de tendências, pontos de melhoria e oportunidades de otimização em todo o sistema produtivo.  

Para você entender, ao analisar dados históricos de safras e condições climáticas, você consegue ajustar o calendário de plantio e colheita para potencializar o rendimento das culturas, diminuindo a possibilidade de perdas em razão de eventos climáticos imprevisíveis.

Redução de desperdício e perdas

Os sistemas de informação auxiliam também na redução do desperdício de produtos agrícolas, aprimorando o controle de estoque e a logística, principalmente, porque essa tecnologia faz o monitoramento em tempo real da produção.

Com isso, você tem uma visão precisa dos níveis de estoque e do estado das colheitas, evitando um estoque inflado, onde produtos acabam se deteriorando antes de serem vendidos.

Além disso, essa tecnologia auxilia na programação de entregas e distribuição, diminuindo a possibilidade de atrasos que podem levar à perda de produtos perecíveis. 

Estudos de Caso no Agronegócio

Podemos citar dois exemplos de empresas rurais que tiveram sucesso com o uso de sistemas de informação. 

Um deles é a Granular, localizada nos Estados Unidos, empresa agrícola que utiliza um sistema de gerenciamento agrícola baseado em dados. 

Ao adotar a tecnologia, a empresa conseguiu melhorar a gestão de insumos, programar manutenções preventivas de equipamentos e otimizar a alocação de recursos, obtendo, assim, economias significativas. 

Outro exemplo é a fazenda Smith Family Farms, também nos Estados Unidos, que conseguiu reduzir seus custos operacionais em cerca de 15% nos primeiros dois anos de uso do sistema de informação.

Isso ocorreu por conta de uma melhor gestão de insumos e equipamentos.

Quais os desafios da adoção de sistemas de automação no agro?

O uso de sistemas de informação no setor agrícola pode apresentar alguns desafios potenciais como, por exemplo, o acesso limitado à conectividade e à infraestrutura de internet em áreas rurais mais distantes, dificultando a implementação eficaz dessas tecnologias. 

Outro desafio é a falta de conhecimento, que pode ser um problema para muitas fazendas, principalmente para gerações mais antigas. 

Dessa forma, para superar esses desafios, o ideal é ampliar a infraestrutura de conectividade em áreas rurais, permitindo que a internet seja acessível e rápida ou mesmo utilizar sistemas que não dependem exclusivamente da conexão para continuar operando.

Conclusão

Agora que você já entende a importância e quais os benefícios em adotar um sistema de informação na sua fazenda, conheça o Econt Agro, que pode ajudar a sua propriedade rural a reduzir os seus custos de forma significativa.

Compartilhe esse artigo:

Comente o que achou:

Econt Agro

a melhor solução em software de gestão para sua Fazenda!
Categorias

Últimas notícias