A escassez de mão de obra no campo qualificada pode ser um verdadeiro desafio para muitos produtores rurais.
Mesmo com o mercado do agronegócio brasileiro batendo recordes de produtividade e exportações, muitas propriedades têm dificuldade para atrair, capacitar e reter trabalhadores preparados para lidar com as tecnologias e os processos da agricultura moderna.
Se você evitar esse problema e quer conhecer as melhores estratégias para atrair mão de obra no campo e melhorar o resultado da produção, leia o nosso artigo!
Por que é difícil encontrar mão de obra no campo?
A dificuldade para atrair mão de obra no campo pode ser resultado de diferentes aspectos estruturais, sociais e tecnológicos.
Um deles é o que chamamos de êxodo rural, que ocorre quando jovens e adultos em idade produtiva saem do campo para os centros urbanos em busca de melhores oportunidades de trabalho, qualidade de vida e acesso a serviços.
Além disso, a baixa valorização profissional também é um fator relevante, visto que ainda existe a percepção de que o trabalho no campo é pesado, pouco valorizado e mal remunerado.
Outro ponto é a chegada da agricultura digital, que transformou o perfil das vagas disponíveis, exigindo profissionais modernos e atualizados, como operadores de drones, analistas de dados, técnicos em mecânica e automação.
Esses tipos de profissionais nem sempre estão nas regiões próximas às propriedades rurais. Sendo assim, a falta de qualificação também é um obstáculo quando o assunto é mão de obra no campo.
Mesmo que haja interesse, muitos trabalhadores não têm as competências técnicas exigidas pelas novas funções, principalmente, porque centros de capacitação podem ficar distantes e não alcançar regiões mais remotas.
Dessa forma, é importante que produtores desenvolvam estratégias para atrair mão de obra no campo.
Como atrair mão de obra no campo?
A boa notícia é que há alternativas que vêm sendo adotadas por empresas, cooperativas e fazendas de várias regiões do país.
Confira abaixo algumas estratégias eficientes para atrair mão de obra no campo:
Invista em capacitação técnica
Se a mão de obra qualificada no campo está em falta, formar talentos pode ser a solução. Hoje em dia, muitas empresas agrícolas investem em treinamentos internos, parcerias com instituições, universidades e startups do agro.
A capacitação dos colaboradores ajuda a reduzir erros operacionais, melhora o engajamento e a produção da sua fazenda.
Ofereça salário competitivo e benefícios
A remuneração também é um dos principais fatores de decisão de um trabalhador na hora de aceitar um emprego.
Para atrair mão de obra no campo, é preciso que os salários sejam compatíveis com o mercado, além de oferecer benefícios que façam sentido na rotina rural, como refeições no local, transporte seguro, alojamento confortável, benefícios, programas de saúde e bem-estar.
Isso pode ser um diferencial competitivo importante do que apenas aumentar o salário fixo.
Adote boas práticas de gestão de pessoas
A maneira como a empresa trata seus colaboradores também está ligada à atração e a manutenção de talentos no campo.
Propriedades que mantêm rotinas desorganizadas, jornadas abusivas ou não reconhecem o esforço das equipes costumam ter alta rotatividade.
Por isso, adote medidas, como definição clara de funções e metas, política de reconhecimento de bons resultados, feedbacks periódicos, plano de carreira interno e liderança treinada para coordenar equipes com eficiência.
Invista em tecnologia
Sistemas de gestão rural, controle de ponto eletrônico, softwares de manejo e sensores inteligentes, mostram ao colaborador que ele está entrando em um ambiente moderno e profissional.
Essas soluções modernas atraem talentos mais qualificados, dispostos a crescer dentro da empresa. Sem contar que a tecnologia possibilita que os trabalhadores se concentrem em atividades mais estratégicas, com maior valor agregado.
Adapte-se às expectativas dos novos profissionais
Jovens entre 18 e 30 anos têm fundamental na renovação da mão de obra no campo. Contudo, é importante lembrar que esse público valoriza outros aspectos além do salário, como cultura organizacional inclusiva, propósito profissional e flexibilidade na rotina.
Sendo assim, mostrar que a sua propriedade é um ambiente onde o colaborador pode aprender e crescer é uma maneira de atrair mão de obra no campo.
Como reter os talentos que você atraiu?
Para a mão de obra no campo, é importante adotar medidas, que incluem:
- Incentivar o desenvolvimento contínuo;
- Promover avaliações periódicas de desempenho;
- Proporcionar autonomia para a resolução de problemas;
- Manter um ambiente de trabalho seguro e respeitoso;
- Valorizar a experiência e o conhecimento de cada profissional.
Conclusão
Apesar dos desafios presentes no cenário atual, é possível atrair mão de obra no campo e formar equipes qualificadas, engajadas e produtivas. O segredo está na junção de boas práticas de gestão, valorização do colaborador e uso estratégico da tecnologia.
Se você deseja tornar sua propriedade mais atrativa e solucionar os problemas relacionados à escassez de talentos, comece organizando seus processos internos e o controle de ponto.
Conheça as soluções da Econt Sistemas para o agronegócio. Automatize sua gestão, evite problemas legais e mostre que sua empresa está pronta para o futuro do campo.
Com os nossos sistemas, é possível controlar sobre o desempenho das máquinas, produtividade por área, custos operacionais e planejamento logístico em um ambiente digital, simples e confiável.