Nota Fiscal: Qual a diferença entre o Certificado A1 e-CNPJ e o e-NF-e

Existem algumas diferenças importantes entre os certificados A1 e A3 e, principalmente, a diferença entre o A1 e-CNPJ e e-NFe. Aqui vamos entender qual é o papel de cada um e suas principais diferenças:

Certificado Digital A3

certificado digital A3 é emitido e armazenado na mídia criptográfica (cartão ou token). Tem validade de 1 a 3 anos e pode conter diversos CNPJ’s em apenas um único aparelho. O uso é restrito para apenas um computador, ou seja, caso precise emitir uma nota fiscal será necessário levar consigo o aparelho (cartão ou token).

Esse certificado é muito utilizado em Contabilidades que realizam algumas operações pelos seus clientes, como por exemplo, a emissão de nota fiscal.

Por armazenar mais de um CNPJ, e por utilizar somente um computador, eles optam por este recurso com custo baixo se for comparar com o tempo de validade.

Certificado Digital A1

O certificado digital A1 é emitido e armazenado no computador ou no dispositivo móvel (smartphone ou tablet). Tem validade de 1 ano. Ele é o mais indicado porque é possível armazená-lo e usá-lo em mais de um computador ao mesmo tempo, sem o uso de um dispositivo inserido no computador como token ou cartão.

É muito utilizado em empresas com Matriz e Filial pois o custo de emissão é para apenas um único CNPJ e pode ser usado em todas as empresas filiais sem custo adicional.

É muito usado por gestores que precisam de flexibilidade e praticidade na hora de emitir a sua nota fiscal, e realizam essas operações através de tablet, por exemplo.

Falando ainda de Certificado digital A1, para empresas B2B ou B2C, ele possui duas vertentes:

 

  • Certificado digital A1 e-CNPJ
  • Certificado digital A1 e-NFe

Ambos os certificados podem ser usados para emitir nota fiscal eletrônica, pois os dois são emitidos pela ICP-Brasil, Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, e contém o número de CNPJ da empresa.

 

Compartilhar este Post

Comentários (0)

  • Nenhum Comentário para este Post!

Enviar Comentário



Redes Sociais